Terça-feira, 13 de Maio de 2008

Por cá a coisa anda "tremida"

Pois é caros amigos, creio que é escusado informar-vos acerca do terramoto que aconteceu cá pelas terrinhas chinesas.Foto - Sapo

 

Apesar de nem sequer o ter sentido (muita gente por aqui diz que sentiu) a verdade é que o fenómeno tem dominado a actualidade diária de tudo o que é meio de comunicação social por cá e um pouco por todo o mundo.

 

O curioso em tudo isto, e a principal razão pela qual resolvi trazer o assunto a lume, é a forma como as autoridades chinesas lidam com tudo isto.

 

Apesar de estar muito longe da província mais atingida são enúmeras as noticias que de lá chegam a todos os minutos, dando conta da incapacidade das autoridades locais em lidar com o fenómeno por si só trágico e agravado pela incapacidade em lidar com as consequências.

 

Nitidamente, a China, como muitos outros países no mundo, não está preparada para fazer face a uma catástrofe deste ou de outro tipo, os hospitais são escassos e apresentam enumeras deficiências... não estão minimamente capacitados para receber a quantidade que pessoas que deles têm necessidade. Mas, mais uma vez, até aí, está tudo “normal” ninguém tem capacidade para prever este tipo de coisas, mas o que realmente me deixa “danado” é ver na TV pessoas vivas a quererem lutar pela vida debaixo dos escombros e não haver ninguém para as ajudar e são vários os exemplos disso que vão circulando, nomeadamente em fotografia, pelo mundo. Cadê o poderoso (e muito NUMEROSO) exército chinês?! Onde é que eles andam? A fazer guarda de honra e de vigia a meia-duzia de monges no Tibete?!

 

Creio que realmente (Deus, para quem Nele acreditar ou) a natureza conseguem revelar as verdades por detrás dos panos e mostrar quem é e o que é a China, a verdadeira China para além das Tochas Olímpicas e Paradas Militares. É um país com fracos e débeis recursos onde a vida humana tem um valor tão baixo comparado com a “vergonha” de PEDIR AJUDA estrangeira para que assim se salvem mais vidas.

 

Feliz (ou infelizmente, pela sua gravidade e dimensão) este foi um fenómeno que as autoridades não conseguiram esconder ou deturpar como fazem com tantos outros que não passam da micro-esfera nacional e que o mundo nunca chega a conhecer ou, quando isso acontece, tem um desfasamento de dias ou semanas para que “o pior já tenha passado”.

 

Alguém precisa dizer BASTA a governos como o Chinês ou o Birmanês (não sei que raio é o Myanmar) que tem tido um comportamento em tudo idêntico recusando até as ajudas internacionais ou pondo ENUMERAS condições para que esta entre num país completamente destroçado.

 

Vergonha?! Vergonha é ver os “nossos” morrer e nada fazer para os salvar!!

 

Tempo para hoje:
Gravado para toda a Eternidade por Tristechado às 11:00
link do post | adicionar aos melhores do mundo e arredores
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


Informação NADA Interessante

pesquisar

 

Agosto 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Últimas Chinesices

E eu que pensava que já t...

Lusoquê?!

Maravilhas Portuguesas na...

A China e a “Anti-globali...

Ano do Búfalo?!

A China no seu (melhor) P...

O Natal na terra de Mao

Capitalismo "Made in Chin...

Paraolímpicos Paraestrang...

"Menina de Ouro" vale Pra...

Chinesices mais Antigas

Agosto 2009

Julho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

tags

todas as tags